quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Possibilidades de ascendência sefardita certificada em Santa Catarina

Gostei muito e estou fazendo o repost!

Um texto muito grande. Porém mostra os troncos do Antonio Bicudo Carneiro no Sudeste/Sul. Eu sei que aqui é do Nordeste, mas as famílias andavam muito e talvez a sua família se conectou com a família dele. Antônio Bicudo Carneiro.

Possibilidades de ascendência sefardita certificada em Santa Catarina até junho/2020:

1º passo: Montar e indexar sua árvore genealógica com fontes até possivelmente seus trisavós ou hexavós no familysearch.

2º passo: Verificar sugestões e entrocamentos da sua árvore pelo Family Search.

3º passo: Após conseguir alguns entroncamentos, você poderá checar pelo relativefinder.org, com os números abaixo, se sua árvore chega até um dos ascendentes mencionados abaixo e já certificados com descendência em Santa Catarina.

1ª Possibilidade: Antônio Bicudo (LTPB-9YW) via *segundos povoadores de Desterro* no fim do século XVII, início do século XVIII, encontrados principalmente em Santo Antônio de Lisboa.

Antônio Bicudo Camacho, bisneto de Antônio Bicudo foi para Desterro no ano de 1698.

Os seus filhos casaram com indivíduos das famílias: Moreira, Carvalho Quintal, Siqueira e Avelar, Martins Pereira, Soares Louzada.

Os seus netos casaram com indivíduos das famílias:

Pacheco, Rosa do Rosário, Dias Baião, Caetano de Miranda, Rodrigues, Fernandes do Rosário, Da Rosa, Teixeira de Souza, Madeira, Diniz, Francisco dos Passos, Tavares de Miranda, Pereira da Silva, Machado de Freitas.

Isto significado que SE VOCÊ tiver um antepassado que viveu entre 1698 até meados de 1760 em DESTERRO com algum destes sobrenomes, É POSSÍVEL que você seja descendente ou colateral por esta via.

2ª Possibilidade: - Antônio Bicudo (LTPB-9YW) via Laguna, via Lages, via primeiros sesmeiros e vicentistas que se estabeleceram em Lages no fim do século XVIII.

Salvador Antunes Paes, descendente dos Bicudos, nasceu em Sorocaba em 1750, foi para Lages e faleceu em Laguna no ano de 1830.

Os seus filhos - Antunes, Antunes de Oliveira - casaram com indivíduas das famílias:

Nascimento Carvalho, Rabello Vieira, Ribeiro da Silva, Antonio Oliveira, Gomes de Carvalho, Manuel Fernandes.

Os seus netos casaram com indivíduos das famílias:

Gonçalves de Farias, Pereira Ferreira, Ribeiro de Almeida, Caetano de Fraga, Garibaldi (isto mesmo Giuseppe Garibaldi), José de Fraga, Claudina do Amorim, Alves da Luz, Canfild, Bernardo de Oliveira, Antunes de Souza, Rodrigues da Silva, Fernandes Madeira.

Isto significado que SE VOCÊ tiver um antepassado que viveu entre 1770 até meados de 1860 em Laguna com algum destes sobrenomes, É POSSÍVEL que você seja descendente ou colateral por esta via.


3ª Possibilidade - Antônio Bicudo (LTPB-9YW) via Laguna, via Curitiba, primeiros povoadores de Curitiba, meio do século XVII.


Dominga Bicuda Cordeiro, bisneta de Gonçalo Pires Bicudo, povoador de Curitiba e descendente de Antônio Bicudo, nasceu em Laguna por volta de 1711.


Os seus filhos - De Loreto - casaram com indivíduas das famílias: Da Costa, Gonçalves.

Os seus netos: José, Gonçalves, Dias Serrão.


Pesquisa por: Paulo Cantalice.

4ª Possibilidade - Manuel Lourenço de Andrade (LK16-G75) via segundos povoadores do Desterro, mesma época que os Bicudos.

Manuel Velho Rangel, neto de Manuel Lourenço de Andrade, este por sua vez, neto dos Andrade, uma família cristã-nova de Lamego, figura tendo ido com seus pais e avós como os primeiros povoadores de São Francisco do Sul. De lá teria ido para Desterro na mesma época que Antônio Bicudo Camacho.

Os seus filhos José Velho Rangel, Urbana Rodrigues Velha e Teodósia Rodrigues Velha, casaram com indivíduos das famílias:

Manso de Avellar, Martins, De Souza.

Os seus netos casaram com indivíduos das famílias:

Antônio Branco, Soares Louzada, Fernandes Camacho, De Liça, Duarte, Pedroso, Coelho, Dias do Rosário, Ricciardelli (Rachadel, Roxadel), Amorim, Amorim Pereira, Rodrigues Pallacio.

Isto significado que SE VOCÊ tiver um antepassado que viveu entre 1698 até meados de 1760 em DESTERRO com algum destes sobrenomes, É POSSÍVEL que você seja descendente ou colateral por esta via.

5ª Possibilidade - Sebastião de Freitas (L8RJ-2YL) via primeiros sorocabanos que se deslocaram à Laguna no fim do século XVIII.

Antônio Paes de Farias, descendente de Sebastião de Freitas, nasceu em Sorocaba em 1769 e casou em Laguna em 1787, tendo falecido em Tubarão.

Os seus filhos "Paes de Farias" casaram com indivíduos das famílias:

Buenavides, Xavier Pedrozo, Silva Mattos.

Os seus netos casaram com indivíduos das famílias:

Coelho, Ferreira de Albuquerque, Maria de Ávila, Teixeira Machado, Gomes de Carvalho, Rodrigues de Miranda, José da Costa, De Souza Machado, Clarinda de Oliveira, Joaquim Moreira, Ignacio Carneiro.

Isto significado que SE VOCÊ tiver um antepassado que viveu entre 1787 até meados de 1860 em Laguna com algum destes sobrenomes, É POSSÍVEL que você seja descendente ou colateral por esta via.

6ª Possibilidade - Antônio Fernandes, o pé-de-açúcar, (LXSB-H7V) único açoriano até então comprovado, que deixou descendentes em Florianópolis e região.

Famílias:Cardoso Pinheiro, Pinheiro da Silva, Cardoso de Bitencourt, Cardoso da Silva, Hames, Mello, Bernardo de Mello, Muniz de Moura, Selhorst, Días, Simão, Rodrigues Varella, Cunha, Rosário, Silveira, Galdino Vieira, Amancio da Silveira, Moreira, Baptista, Miranda, Pereira, Serafim de Freitas, Broering, De Faria, Rachadel, Holthausen, Elyseu de Campos, Nunes, Pereira da Silva, Da Silva Pinheiro, De Borba, Farias, Martins, Ventura, Espíndola, De Almeida Pessoa, De Sousa, Assumpção, Resende de Espíndola, Ramos, Althoff, Ávila, Klöppel, Schweiden, De Souza Ramos, Israel, Valentin Ingle, Pereira Martins, Vieira, Sousa e Silva, Gonçalves, Ferraz de Abreu, Pires Cerveira e Borges.

Pesquisa por João Vicente Akwa, Luiz Hames.

7ª Possibilidade - Antônio Rodrigues de Alvarenga (LTM3-NQQ, teria nascido por volta de 1550, em Portugal, provavelmente na cidade de Lamego, a julgar pelos depoimentos de seus descendentes. Teria vindo para o Brasil cerca de 1569, casando-se cerca de 1575, certamente na vila de São Vicente, com Ana Ribeiro.

O vicentista José Caetano Gomes Barbosa (9NCS-1BF), seu descendente, foi para Laguna e consequentemente Tubarão por volta de 1800 e teve vários filhos e alguns deles se casaram com mulheres das famílias: Monteiro, Alves Martins, Fernandes da Rosa, Antunes Jaques, Rodrigues de Miranda, Mendes, Gonçalves da Rosa, Paes de Faria.

Fonte/Crédito/Pesquisa por: Adriano Pavanati

Espero que seja útil!

Um comentário:

Minha Árvore Genealógica - Fev 2023

Minha Árvore Genealógica - Fev 2023 Resolvi postar no nosso blog, no blog da Heredium Search, onde posso compartilhar uma mensagem que eu te...